segunda-feira, 1 de junho de 2015

Lifting Químico

 Lifting Químico

Peeling de Fenol Atenuado

Exposição ao sol, acne e idade podem deixar a pele irregular, enrugada, manchada ou com cicatrizes. Se você quiser que sua pele pareça mais suave e jovem, considere o Peeling de Fenol Atenuado que utiliza uma solução química para suavizar a textura da pele, removendo as camadas exteriores danificadas.
Fenol (ácido carbólico) é uma função orgânica caracterizada por uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático. Apesar de possuir um grupo -OH característico de um álcool, o fenol é mais ácido que este, pois possui uma estrutura de ressonância que estabiliza a base conjugada. São obtidos principalmente através da extração de óleos a partir do alcatrão de hulha.

O fenol produz a coagulação das proteínas da pele. É considerado um agente químico que produz rejuvenescimento facial intenso, quando utilizado corretamente. Clinicamente o fenol produz efeitos bacteriostáticos em concentrações mínimas de até 1% e, acima dessa concentração, possui ação bactericida. Nas terminações nervosas da pele, age como anestésico local. Como composto químico, o fenol é solúvel em óleos e gorduras, e pode ser removido rapidamente da pele com glicerina, óleos vegetais ou álcool etílico a 50%, no caso de entrar em contato acidentalmente.
A formulação para peeling mais conhecida que utiliza o fenol é a fórmula de Baker-Gordon (1962), em que o fenol é diluído a concentração que varia de 45 a 55%. O óleo de cróton é um óleo fixo proveniente da semente da planta Croton tiglium, atua como promotor da penetração cutânea e eleva a potencia do fenol. O óleo de cróton é altamente tóxico à pele, causando edema e eritema. O veículo na formulação do fenol de Baker é o sabão líquido, o Septisolà (hexaclorofeno em álcool etílico) devido à presença do tensoativo (detergente), reduz a tensão superficial da gordura presente na pele, removendo-a em função de sua emulsificação, facilitando a penetração do fenol na pele e promovendo um peeling mais homogêneo. O fenol de Baker, diluído na formulação atua como agente queratolítico, rompendo as pontes de enxofre da queratina e penetrando mais profundamente, sendo biotransformado pelo fígado e excretado pelos rins. Quanto mais concentrado o fenol estiver na formulação, maior a coagulação da queratina, menor sua penetração e menor sua toxicidade.
O Fenol de Baker-Gordon, embora com resultados espetaculares, é um peeling limitado pela sua agressividade e toxicidade, muito doloroso, que necessita anestesia e sedação em ambiente cirúrgico, com alta toxicidade cardíaca, renal e hepática. Utilizado máscara oclusiva com esparadrapo impermeável com óxido de zinco vários dias para elevar a penetração do fenol, pois diminui a evaporação da água da formulação.

A nova geração de peeling de fenol

Um dos avanços mais revolucionários na área da medicina e cirurgia estética nos últimos anos, foi o surgimento do peeling de fenol atenuado. Diferentes fórmulas foram desenvolvidas e denominados por vários nomes: kacowicz, Moldind Mask, exoplastia ortodérmica, peeling de fenol catalizado, etc...
A quantidade de agente fenólico utilizada nessas tecnologias é muito pequena. O procedimento é ambulatorial e realizado sem nenhuma anestesia. O paciente não apresentará nenhum tipo de dor após o procedimento. Quando o tratamento é realizado dentro das normas técnicas, são autolimitados à derme superficial, sexta camada da pele, que é o nível ideal destes peelings de alta performance, garantindo a segurança deste procedimento, denominados “liftings químicos”. Em quatro dias, o paciente pode retirar o peeling, sendo possível ver os sinais do resultado inicial. Outra diferença do método antigo é que o novo é aberto, ou seja, não necessita de máscara oclusiva de esparadrapo, proporcionando maior conforto ao paciente.
 O peeling de fenol atenuado profundo leva a destruição de partes da epiderme e derme, responsável pela maioria das machas e rugas faciais seguida de posterior regeneração dos tecidos. Como resultado, ocorre um aumento das fibras elásticas e colágenas da pele, clareamento e alisamento da mesma, o que promove o rejuvenescimento
Apresenta os mais exuberantes resultados, tanto em termos de qualidade e reorganização do colágeno, como em termos de retração da pele, não havendo até o momento, nenhum outro agente que o supere na remoção das rugas e no tratamento do envelhecimento cutâneo. Quando bem indicado e realizado por um cirurgião plástico ou dermatologista especializado na técnica do peeling de fenol, o resultados são realmente impressionantes, gerando um rejuvenescimento superior ao de qualquer procedimento facial. O peeling de fenol atenuado é indicado para todas as idades, além de remover desde as rugas mais superficiais às mais profundas, remove sardas, manchas de sol, seqüelas de acne, manchas resistentes – como o melasma -, sinais e marcas, cicatrizes, lentigos actínicos, queratoses solares e seborreicas, entre outras imperfeições.

Indicações:

Sequelas de acne, poros abertos, sardas, cicatrizes
Rejuvenescimento facial
Rugas, vincos
manchas
lentigos actínicos
queratoses solares e seborreicas
tratamento da flacidez das pálpebras (blefaroplastia química)
tratamento das rugas peri orais (código de barras)
fechamento de orifício alargado do lóbulo da orelha
rejuvenescimento do lóbulo da orelha

 
Visite nosso web site: www.cirurgiaplasticarp.com
Fanpage: Instituto de Cirurgia Plástica Dra. Fernanda Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário