quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A Divina Proporção




Os critérios de beleza se modificam conforme as influências sócio-culturais, ambientais e circunstanciais dos modismos de cada momento, portanto remete a um critério de subjetivismo e evasão, a beleza pode ser resumida como uma percepção individual agradável aos sentidos. Entretanto há cerca de 2,5 mil anos, Euclides, um matemático grego, autor da obra fundamental de geometria, descreveu uma maneira de buscar o modo mais harmonioso através de divisões que resultavam em uma constante chamada Phi, letra grega Φ que é sempre igual a constante de 0,618, conhecido como o número de ouro, razão áurea ou divina proporção. Luca Pacioli, de Veneza, descreveu a divina proportione em 1509 que foi retratada por Leonardo da Vinci. O matemático Leonardo de Pisa, o Fibonacci, em 1202 publicou, no seu livro Liber Abacia, a seqüência de Fibonacci. Em 1753, Robert Simon descobriu que a razão entre dois termos sucessivos quaisquer da seqüência de Fibonacci tende a Φ como limite. A razão áurea representa a mais agradável proporção entre dois segmentos ou duas medidas. Hoje sabemos que Φ está presente na natureza de forma natural, por exemplo, nas conchas marinhas, nos cristais, ramos das árvores, asas dos pássaros, flores e em particular nas proporções dos seres humanos.


É simples comprovar através das medidas proporcionais da largura do nariz e da boca, entre a distância entre a implantação dos cabelos e a base nasal e entre esta e o mento, e assim por diante. Deduzimos que a nossa sensibilidade está condicionada por umas proporções presentes na natureza e se transformaram em arquétipos e estereótipos.


Podemos entender que a nossa percepção para o belo está ditada pela harmonia das medidas geométricas e explica que, apesar do conceito de subjetividade de beleza, podemos considerar a existência de algo próximo a beleza absoluta. O nosso Instituto tem como objetivo trazer o equilíbrio estético das formas dentro de uma naturalidade, respeitando a geometria fundamental de cada indivíduo.


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